DEPEX

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (DEPEX)

É uma coordenação responsável por estimular e superintender as atividades de Pesquisa Científica e de Extensão Universitária da FACIGA/AESGA, de forma interdisciplinar, multidisciplinar ou concentradas de acordo com as linhas de pesquisas e áreas temáticas previamente definidas e fomentadas por políticas institucionais de caráter permanente (AESGA, 2017).

O Programa de Iniciação Científica (PIC) da AESGA é um conjunto de princípios, compromissos, estratégias, normas e incentivos para o desenvolvimento institucional. Com objetivos de contribuir, colaborar, iniciar e apoiar na formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento da região. (AESGA, 2017).

Compreende-se como Iniciação Científica (IC) a atividade de investigação, realizada por estudantes de graduação ao desenvolver um projeto de pesquisa, orientada por professor pesquisador qualificado, visando a aprimorar o pensamento crítico e científico dos acadêmicos e potencializar a produção científica da AESGA. (AESGA, 2017).

O Programa de Extensão Universitária (PEX) da AESGA é um programa de caráter educativo e transformador no sentido de tornar os participantes aptos a utilizarem os conhecimentos, serviços, produtos e processos ofertados para melhoria das próprias condições de vida e das comunidades onde estiverem inseridos. (AESGA, 2017). Compreende-se como Extensão Universitária, conforme o documento sobre a Política Nacional de Extensão Universitária, aprovado pelo Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX, 2012), o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a AESGA e outros setores da sociedade.

O Seminário de Iniciação Científica e Extensão Universitária – SICEUNI da AESGA-FACIGA é um espaço para exposição, apresentação e discussão de projetos de extensão universitária e de iniciação científicos elaborados por discentes e professores orientadores da nossa Instituição Educacional, que objetiva formar estudantes capazes de buscar conhecimentos e de saber utiliza-los, encontrando as respostas por meio de pesquisa e da extensão universitária. (AESGA, 2021).

Trata-se de um evento institucional, organizado e promovido pela Coordenação de Pesquisa e Extensão Universitária – DEPEX, que disponibilizara aos discentes e docentes interessados uma troca de experiência visando a melhoria continua da sua atuação como extensionista e ou pesquisador de iniciação científica. (AESGA, 2021).

A Revista Cientifica das Faculdades Integradas de Garanhuns – Revista Ciensa é o periódico cientifico organizado e promovido pela Coordenação de Pesquisa e Extensão Universitária – DEPEX das Faculdades Integradas de Garanhuns – FACIGA/AESGA para a divulgação e socialização dos resultados das pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos em nossa Instituição de Ensino Superior. (AESGA, 2023).

EDITAIS DISPONIVEIS

Todas as atividades de Pesquisa Científica e de Extensão Universitária, desenvolvidas no âmbito da FACIGA/AESGA, devem ser vinculadas ao DEPEX por meio dos instrumentos normativos (editais) disponíveis.

MEMBROS DA COORDENAÇÃO
Prof. Me Ricardo Severino de Oliveira (Coordenador)
Prof. Dr. José Carlos Vilar Júnior.
Profa. Me Maria Isabella Barbosa da Costa Felipe
Profa. Dra. Giovanna de Araújo Leite

Discentes Colaboradoras:
Edijane Calado da Silva
Naiara Moraes Cordeiro

CONTATOS
Horário de Funcionamento: Das 14h as 22h (segunda a quinta) e das 9h às 17h (sextas)
E-mail do DEPEX: depex@aesga.edu.br
Telefone: 87 – 3763 8274 ou 3763 8250 ramal: 224
E-mail do Coordenador: ricardooliveira@aesga.edu.br
Facebook: Depex Aesga
Instagram: @depex_aesga

REFERÊNCIAS

AUTARQUIA DO ENSINO SIPERIOR DE GARANHUNS (AESGA).
Regimento Interno do Departamento de Pesquisa e Extensão Universitária da AESGA, DEPEX, Garanhuns, fevereiro de 2017.

AUTARQUIA DO ENSINO SIPERIOR DE GARANHUNS (AESGA).
Relatório final do III Seminário de Iniciação Científica e Extensão Universitária – SICEUNI, Coordenação de Pesquisa e Extensão Universitária – DEPEX, Garanhuns, dezembro 2021

AUTARQUIA DO ENSINO SIPERIOR DE GARANHUNS (AESGA).
Regulamento da Revista Cientifica das Faculdades Integradas de Garanhuns – Revista Ciensa, Coordenação de Pesquisa e Extensão Universitária – DEPEX, Garanhuns, março 2023.

Arquivos

DOCUMENTOS DOS PROJETOS
DOWNLOADS
EDITAIS PEX E PIC
REVISTA CIENSA
SICEUNI