Arquitetura e Urbanismo


Estrutura:

Autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE, através do PARECER CEE/PE Nº 119/2017-CES, publicado no DOE em 30/11/2017, o curso de bacharelado presencial em Arquitetura e Urbanismo está vinculado às Faculdades Integradas de Garanhuns - FACIGA, mantidas pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA, tendo como objetivo “Formar profissionais competentes nas áreas de projetos arquitetônicos e planejamentos urbanos fundamentados em conhecimentos científicos e tecnológicos, numa perspectiva de qualificação ético-cidadã, comprometida com a sustentabilidade, equilíbrio ambiental e a qualidade de vida das sociedades”.

A proposta pedagógica do curso pressupõe fundamentalmente o estabelecimento de convênios/acordos de cooperação técnica com instituições governamentais e não governamentais que permitam a contextualização teórico-prática atualizada das competências, habilidades e atitudes essenciais à formação do arquiteto e urbanista. 

Diferenciais:

Alguns dos diferenciais do curso estão expostos na sua proposta, que prevê a formação não só do profissional, mas, também do cidadão.

Perfil Cidadão:

Ser um profissional cidadão, desenvolvendo uma postura fundamentada em princípios éticos e democráticos, enfrentando os desafios das transformações inerentes à sociedade e ao mercado de trabalho.

Perfil Profissional:

• Ter sólida formação profissional generalista, conscientes de suas competências e habilidades para fins de atuação com registro de responsabilidade técnica, sendo capaz de traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade em relação à concepção organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo.

• Ser um profissional comprometido com a conservação e a valorização do patrimônio construído, e a proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis 

• Demonstrar competência na utilização de uma visão sistêmica, definindo a sequência e as relações entre as ações necessárias à elaboração de planos estratégicos, voltados ao melhor funcionamento e desenvolvimento de espaços internos e externos 

Duração:

5 anos.


Coordenação: Mariana de Albuquerque Braga Alves

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Especialista em Educação e Desenvolvimento Sustentável (2008) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns/UAG e Mestre em Ciências Ambientais (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPCIAM) da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Enquanto profissional de Arquitetura, destaca-se em sua experiência com edificações residenciais, de clínica médica e no planejamento de ambientes para serviço de alimentação, trabalhando soluções mais sustentáveis visando ao conforto térmico e à eficiência energética. Enquanto profissional de Urbanismo, desenvolveu diversas atividades relacionadas com o Planejamento Urbano e Regional, com ênfase para Planos Diretores municipais e Plano Estratégico de Crescimento Urbano. É Professora nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil das Faculdades Integradas de Garanhuns - FACIGA da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA desde agosto de 2011. Atualmente, Coordena o Curso de Arquitetura e Urbanismo daquela Instituição juntamente com as aulas que ministra em Unidades Curriculares ligadas principalmente ao Planejamento Urbano, ao Conforto Ambiental e à elaboração de Projetos Arquitetônicos.

Arquivos

CONTRATOS
DOWNLOADS
EDITAIS
FIES
HORÁRIOS
RESOLUÇÕES
RESOLUÇÕES 2023
TCC