Engenharia Civil


Estrutura

Autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE, através da Portaria 6438/10 publicada no Diário Oficial de 12 de julho de 2010, o curso de bacharelado em Engenharia Civil da FACIGA/AESGA tem como missão formar profissionais qualificados, através de uma visão sistêmica e multidisciplinar de seu campo de trabalho, visando sempre a ética e a responsabilidade com aspectos sócio-ambientais, baseando-se nas ciências exatas e nas diversas modelagens técnico-científicas aplicáveis a sua área.

A Faculdades Integradas de Garanhuns – FACIGA, mantida pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA, tem por finalidade a busca da excelência do ensino e formação do profissional de Engenharia Civil conciliando a formação teórica com a prática profissional e a formação humanística, permitindo uma atuação empreendedora no ambiente acadêmico através de problemas reais da área de Engenharia Civil.


Resumo das Atividades do Engenheiro

O Engenheiro Civil atua na área de elaboração de projetos e estudos para a realização de construções, examinando solo e subsolo a fim de detectar prováveis efeitos sobre suas obras projetadas;

Determina ações, tais como, assentamentos de alicerces, fundações, escavações, obras de estabilizações e de contenções, como também a execução, instalação, funcionamento e conservação de redes elétricas, hidráulicas para serviços de higiene e saneamento, bem como escolha das máquinas e equipamentos para as etapas das obras;

Estabelece planos e orçamentos para execução das obras, cálculos das deformações e tensões elétricas, força das correntes hidráulicas e efeitos do vento e calor que podem ocasionar desníveis na construção;

Elabora a programação e controle das obras, planejamento e operação de sistemas, gere a indústria da construção civil e suas áreas correlatas.


Área de Atuação:

- Construção Civil: Concepção, execução e fiscalização de obras civis – como edificações (residenciais, comerciais, industriais ou de usos misto), obras de arte, pontes, viadutos, estádios e barragens.

- Estruturas: Elaboração e execução de projetos estruturais de edifícios comerciais e residenciais, galpões industriais, estádios, pontes, viadutos, reservatórios e outros.

- Transportes: Elaboração e execução de projetos viários, planejamento e gerenciamento de transportes urbanos.

- Hidráulica e Recursos Hídricos: Desenvolvimento de recursos hídricos para melhorar o uso benéfico da água pela sociedade – como abastecimento de água, irrigação, controle de secas e cheias e drenagens pluviais, entre outros.

- Sanitária e Ambiental: Elaboração e execução de projetos de sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, controle de vetores, avaliação de impactos ambientais, controle da poluição do ar, da água e do solo e gestão ambiental.

- Solos e Geotecnia: Elaboração e execução de projetos de fundações e contenções, execução de sondagens e prospecções do solo, controle de erosões, barragens de terra, entre outros.


Duração: 5 anos.


Coordenação: Jéssyca Priscylla de Almeida Nunes Fernandes

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste (UFPE-CAA). Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Estruturas e Materiais, pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (2015). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, área de estruturas, pela UFPE. Foi Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculado ao Núcleo de Tecnologia (NT) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) de 2015.2 até 2017.1. É professora do curso de Engenharia Civil e do Curso de Arquitetura da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). Atualmente é Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

Arquivos

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
DOWNLOADS
EDITAIS
EMENTAS
FIES
HORÁRIOS E CALENDÁRIOS
RESOLUÇÕES
TCC