Aluno de Direito lança livro sobre a história de Lajedo

A Presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Giane Lira, recebeu na última terça-feira, dia 3 de novembro, a visita do acadêmico do 6º período do curso da Faculdade de Direito de Garanhuns – FDG, Paulo Henrique Dias dos Santos.

A visita do jovem teve um motivo especial: entregar a Presidente da Autarquia um exemplar do seu primeiro livro intitulado: “Lajedo, uma história de luta, conquistas e glórias”, que aborda a importância histórica e cultural da cidade de Lajedo, distante a 36 km de Garanhuns. O exemplar doado estará em breve à disposição dos alunos na Biblioteca Ivonita Alves Guerra – BIAG.

A obra, lançada em 2011, é fruto de muita pesquisa realizada através de entrevistas com moradores e testemunhas oculares lajedenses. “Estava me preparando para um concurso e uma das exigências era justamente saber a respeito da história da minha cidade. Neste momento percebi que o material disponível era muito escasso e após aprofundar minhas pesquisas, consegui reunir conteúdo suficiente, e posteriormente tive a ideia de lançar um livro que promovesse a preservação da história de Lajedo”, justificou Paulo Henrique, que completa: “o livro fez tanto sucesso que a Prefeitura adquiriu uma quantidade de exemplares que foram distribuídos em todas as escolas do Município”, argumentou.

De acordo com a presidente da AESGA, Giane Lira, o livro é muito interessante e apresenta riqueza de detalhes, levando os leitores a uma viajem no tempo. “Com essa obra Paulo Henrique conseguiu proporcionar uma volta ao passado, revivendo momentos importantes da Cidade, desde sua construção até os dias atuais”, destacou Giane.

Após lançar o livro, Paulo Henrique ainda conquistou o Prêmio Agente Jovem de Cultura 2012. A premiação concedida a 200 iniciativas culturais de jovens no País premiou o escritor com a 50ª colocação. “Depois dessa premiação iniciei os trabalhos do meu segundo livro que atualmente está em processo de finalização e que terá como título: “Lajedo: documentos e fotografias históricas”, o qual apresentará figuras populares do Município, além de muitas fotos e documentações, a maioria cedida por cidadãos de Lajedo.

Atualmente, além de dedicar-se ao curso de Direito, Paulo Henrique está iniciando suas pesquisas do seu trabalho de conclusão de curso que versará sobre política. Ele também é membro do Membro do IHGG - Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns; Membro do CEHM - Centro de Estudos de História Municipal. Condepe/ Fidem e Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Lajedo.