Alunos de Administração da AESGA agora tem simulador empresarial

Os alunos do curso de administração da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA, através do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas - NIPA, já estão desenvolvendo seus estágios, de maneira online, através do novo simulador empresarial adquirido pela Autarquia, que é ainda mais completo do que o usado anteriormente pela Instituição.

O programa Simulação de Estratégia e Sustentabilidade - SES está organizado como um oligopólio que exige a escolha de diferentes estratégias de ação, dentro de um contexto repleto de dilemas de natureza ética e de sustentabilidade empresarial. As escolhas e decisões implicam em avaliar risco e retorno do empreendimento, no curto e longo prazo, num cenário em que a responsabilidade social das organizações é definitivamente inserida na pauta de toda a sociedade.

“Nas sociedades complexas e sofisticadas, a dinâmica ambiental, cada vez mais turbulenta, exige que as empresas desenvolvam uma visão estratégica de seus negócios. Para atuarem com efetividade nesse ambiente, as empresas devem diagnosticar a influência das mudanças ambientais nos resultados e escolher alternativas estratégicas apropriadas para manter a empresa ajustada às demandas do ambiente. Para além do resultado econômico, a empresa precisa incorporar as dimensões Ambiental e Social em sua gestão para ser sustentável em longo prazo”, afirmam os desenvolvedores do Simulador, responsáveis pela Empresa LDP.

Para a coordenação do NIPA essa é uma forma de ampliar o conhecimento e melhorar a prática dos alunos do Curso. “A participação nesta simulação se constitui em grande oportunidade para compreender aspectos relacionados à sustentabilidade e ética empresarial, bem como para desenvolver competências essenciais ao enfrentamento do desafio da gestão sustentável”, destacou o coordenador do Núcleo, Gustavo Pessoas.

O SES, através dos relatórios projetados, permite a análise de sensibilidade dos resultados econômicos e financeiros aos diferentes planos de decisões. Após o término dos períodos trimestrais é possível verificar os resultados reais da empresa em seus relatórios gerenciais e avaliar como está evoluindo a estratégia em direção aos objetivos de longo prazo.

“Ao vivenciarem o processo de análise e formulação de um plano estratégico para um novo empreendimento e implementarem a estratégia, através de períodos sequenciais de decisões e resultados, os participantes ganham crescente compreensão sobre os fenômenos organizacionais, sobre suas inter-relações internas e, sobretudo, na perspectiva da eficácia organizacional, sobre as relações da organização com o ambiente de negócios em suas múltiplas interfaces”, complementou a coordenadora do curso de Administração da AESGA, Virgínia Spinassé.