INSCRIÇÕES EM: aesga.edu.br/vestibular-e-enem
Autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE, através da Portaria SEE Nº 5904 de 07/12/2022, Publicado no DOE de 08/12/2022, o curso de Curso de Graduação em Medicina da FACIGA/AESGA tem como objetivo Fomentar a formação de médicos generalistas, conforme prevê a legislação, que sejam tecnicamente capazes de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, aplicando uma visão humanitária, pautados em princípios éticos e científicos, que sejam capazes de “cuidar de forma integral da saúde do cidadão, assegurando seus direitos e respeitando suas diversidades” em concordância coma a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90; Lei nº 8.142/90) que tem entre suas disposições a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentando como princípios e diretrizes a Universalidade do acesso aos serviços de saúde, a Integralidade do cuidado e a Equidade na assistência à saúde, tendo como transversalidade em sua prática a determinação histórico social do processo cuidado-saúde-doença.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso do curso de Bacharelado em Medicina da AESGA/FACIGA, está intrinsicamente articulado com os propósitos das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC (2014).
Para Hager e Gonsczi (1996), competência implica em um conjunto de ações intencionais, ajustadas ao contexto do exercício profissional, que envolve a mobilização de conhecimentos. Essas ações intencionais se traduzem em tarefas ou atividades essenciais ao exercício da profissão.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (2014) definem três (03) áreas de competências a serem desenvolvidas em nível do curso de Graduação em Medicina:
• Atenção à saúde
• Gestão em saúde
• Educação em saúde
Atenção à saúde
Atenção à saúde é pautada nos princípios éticos da beneficência, equidade e justiça social que alicerçam o exercício profissional. Dessa forma, envolve o acesso universal à saúde, a integralidade do cuidado, a humanização do atendimento com base no desenvolvimento de habilidades de comunicação e da prática do cuidado centrado na pessoa.
Gestão em saúde
Gestão em saúde se volta à adoção de atividades que visem a formação de habilidades relacionadas à gestão do cuidado, à liderança e ao trabalho em equipe no contexto dos serviços de saúde, pressupondo, a integração ensino-serviço na construção participativa de um sistema de saúde de qualidade e o resgate do papel da instituição formadora no delineamento de políticas públicas de saúde voltadas para a comunidade.
Educação em saúde
Educação em saúde diz respeito à inclusão de atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Abrange a aprendizagem colaborativa, o aprender a aprender, o aprender a conviver, o comprometimento com o próprio processo de formação, o domínio das ferramentas necessárias à regulação dos próprios processos de aprendizagem, a aprendizagem com a pesquisa, a aprendizagem com a pergunta e a aprendizagem com a reflexão sobre a prática.
Em observância ao proposto nas DCNs para o Curso de Medicina (2014), o viés da formação do bacharel em Medicina é essencialmente generalista, com destaque para a formação científica geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com competência para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, tanto no âmbito individual como no coletivo, ter responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, com a dignidade humana e a saúde integral do ser humano.
Neste sentido, a proposta pedagógica do curso encontra-se fundamentada nos princípios do construtivismo, privilegiando as metodologias ativas como norteadoras do processo ensino-aprendizagem. O perfil do egresso é pautado no desenvolvimento das competências necessárias às boas práticas profissionais e diante desta necessidade está proposto um currículo que contempla a interdisciplinaridade e integração dos saberes, a diversificação dos ambientes de aprendizagem e a integração entre ensino, pesquisa e extensão, baseado nas três (03) áreas de competências essenciais à prática médica.
A utilização de metodologias ativas, a aprendizagem pela prática, avaliações formativas e somativas; além de uma sólida formação geral visa tornar o egresso apto para resolver problemas de saúde da comunidade e também para agir profissionalmente em consonância com o modelo de atenção à saúde, o mundo do trabalho e as necessidades do Sistema Único de Saúde.
No currículo do curso de Medicina da AESGA/FACIGA, as três (03) áreas de competências são constituídas pelos três (03) programas educacionais desenvolvidos no currículo:
• Módulos Temáticos em Medicina (MED), que corresponde ao Eixo Biológico;
• Módulos Habilidades Médicas e Atitudes (HMA), que corresponde ao Eixo da Prática,
• Módulos Medicina Integrada ao Serviço da Comunidade (MISCO), que se subdivide, para fins didático-pedagógicos, nos Eixos Saúde Coletiva e Humanidades e Integrador.
No dizer de Perrenoud (2000), ao mesmo tempo em que competências são vivenciadas nos fazeres práticos do cotidiano, momento em que a compreensão da ação desenvolvida e de sua finalidade se constroem, as habilidades se materializam como a própria ação.
Denominação do Curso: Graduação em Medicina
Modalidade: Bacharelado presencial, podendo em caráter excepcional, haver a substituição das disciplinas presenciais em andamento, por aula que utilizem meios e tecnologias de informação nos limites estabelecidos pela legislação em vigor (Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017; Portaria nº 343, de 17 de março de 2020; Resolução CEE/PE nº 3, de 19 de março de 2020).
Turno de Funcionamento: Integral
Carga Horária total do curso em horas: 7.680 (sete mil e seiscentas e oitenta horas)
Tempo de Integralização: Mínimo 12 semestres (06 anos) - Máximo 18 semestres (09 anos)
Vagas: 90 anuais, em duas entradas.
Dimensionamento das Turmas: Amparada no disposto no artigo 53 da Lei nº 9.394/1996, será duas entradas anuais, com 40 discentes (cada uma).
Formas de acesso: Vestibular universal
Regime de Matrícula: Semestral, matrícula por unidade curricular, com distribuição modular.
Coordenação: Prof. Me. Paulo Ricardo Ramos Mendonça Filho
Graduação: Medicina
E-mail: paulo_mendonca_filho@hotmail.com
Titulação: Mestre em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental.
Área de concentração: Tem experiência na área médica de Gastroenterologia, com ênfase em Endoscopia Digestiva, medicina de urgência e gestão.
Conclusão: 2013
Regime de Trabalho: Tempo Parcial
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6099708556809776