Presidente da AESGA cumpre agenda positiva em Brasília

A presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, Suianne Melo e a professora e vice-presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco – Assiespe, Giane Lira, estiveram na Capital do País, aonde seguiram em visitas e reuniões em prol de apoio e benefícios para a Autarquia de Garanhuns.

Durante os dias em que estiveram em Brasília, as professoras visitaram o Ministério da Educação – MEC garantindo a atualização dos dados cadastrais das Unidades de Ensino e dos cursos mantidos pela Instituição e na Câmara dos Deputados, momento em que se reuniram com o deputado federal Augusto Coutinho com o objetivo de conseguir emendas parlamentares para os projetos de laboratórios da Autarquia.

Na tarde de ontem, dia 21, as professoras estiveram com o prefeito Izaías Régis em audiência com o Ministro da Educação, Mendonça Filho. No Encontro, o Prefeito de Garanhuns e Presidente da AESGA, solicitaram a inclusão de instituições públicas de ensino superior municipais nas chamadas públicas para celebração de convênios de fomento abertas pelo MEC, possibilitando assim as Autarquias à submissão de propostas para recebimento de verbas do Ministério.

Além disso, o Gestor do Executivo Municipal solicitou ainda a inclusão das Autarquias na política do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, bem como a possibilidade de bolsas de oferta de estudo para doutorado e mestrado para professores das Autarquias Municipais. “Saímos gratos pela receptividade e atenção do Ministro para os pleitos de Garanhuns. Agora é aguardar que o ambiente político do País melhore, para que esses pedidos possam vir a se concretizar”, comentou o Prefeito.

Para a Presidente da AESGA, os dias em Brasília, além de repletos de atividades, foram de resultados positivos e esperança. “Conseguimos revolver questões administrativas e, além de pleitear apoios para Autarquia, conseguimos ampliar o relacionamento com o MEC e o apoio incondicional do prefeito Izaías durante a audiência com o Ministro da Educação foi fundamental. Estamos esperançosas que de, em breve, conseguiremos promover ainda mais o crescimento da nossa Autarquia”, afirmou Suianne Melo.