Parceria com a Prefeitura reforça importância de Aulas Práticas

*Fonte: Secom Garanhuns

    A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, por meio da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns – FACEG, celebra mais um importante convênio com a Prefeitira de Garanhuns. Trata-se do Recadastramento Imobiliário do Município, realizado pela Secretaria da Fazenda, através do Projeto “De portas abertas para o futuro”. 

     Dentre os principais objetivos desta iniciativa, estão a atualização do sistema de dados dos imóveis da Cidade, corrreção de valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e ajuda na implementação de melhorias na infraestrutura de Garanhuns, uma vez que diversas edificações, residenciais e comerciais, construídas nos 15 anos anteriores ao ano de 2013, não possuem registro oficial. 

    Segundo informações do secretário da Fazenda, Evilson Rêgo, o elevado nível de empenho, responsabilidade e cumplicidade pública do prefeito Izaías Régis tem proporcionado uma visível melhoria no desenvolvimento econômico de Garanhuns. “Percebemos, claramente, que o leque de opções de investimento têm-se ampliado, oferecendo uma expectativa econômica mais promissora, fato esse que determinou um acentuado crescimento demográfico nos últimos três anos”, destaca o titular da Pasta. 

    Na execução deste Projeto, 20 alunos do curso de Engenharia Civil da FACEG, devidamente identificados com camisa e crachá, estão analisando pessoalmente e realizando a medição detalhada dos imóveis. Todos os bairros da Cidade estão no Cronograma e o primeiro deles, o Heliópolis, já está sendo avaliado. Os estudantes foram divididos em grupos de quatro pessoas e para isso são beneficiados com bolsa de estágio. “Com essa parceria, conseguimos otimizar o serviço e reduzir custos, sem contar que os estudantes ganham cada vez mais conhecimento trabalhando nessa proposta”, complementa o secretário Evilson Rêgo. 

    Para a professora e coordenadora do Núcleo de Práticas de Engenharia da AESGA, Amanda Cesário, o trabalho serve de aprendizado para os acadêmicos, uma vez que a atividade é essencial para o complemento da carga horária do Curso e no conhecimento aplicado ás disciplinas relacionadas à Geoprocessamento.  

    “Eles chegam com os dados, lançamos numa planilha e unimos com imagens de satélite da área visitada”, explica a Docente acrescentando que, no próximo mês, mais 20 alunos serão selecionados para trabalhar como voluntários no Projeto.

Foto: Jefferson Teto - Drone (Secom/PMG) 

Serviços: Mais informações poderão ser obtidas no site www.aesga.edu.br ou do telefone (87) 3761-1596/Ramal 241.