FAGA tem participação expressiva em Congresso Internacional

Com uma delegação de seis professores e três alunos a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA foi representada no 29º Congresso Internacional de Administração, realizado em Natal-RN no período de 13 a 16 de setembro com o maior número de publicações em um só Congresso.

Professores e alunos participaram efetivamente com a apresentação de oito artigos científicos previamente selecionados e também como mediadores nas bancas examinadoras.

A grande conquista no Evento se deu pelo prêmio de primeiro lugar na categoria Gestão Pública, do artigo “Licitações Públicas: Técnicas na formação de preço nos termos da referência para contratação de serviços de transporte escolar”, elaborado pelos alunos egressos do curso de Administração e do curso de especialização em Gestão Pública da FAGA: Múcio Pereira de Barros e Joelmir José da Silva, orientados pela Professora Gabriela Valença. O artigo foi apresentado pelo discente Múcio Barros e concorreu com outros artigos, um da UFPE e outro da FGV.

Também aluna egressa do curso de Administração e do curso de especialização em Gestão de Negócios e Pessoas da FAGA, Paula Ramos de Almeida apresentou o artigo “Cultura Organizacional e Gestão nas Organizações: Um Estudo de Caso”, orientado pela professora Virginia Spinassé.

A Professora Anna Cecilia Sobral Bezerra e o Professor Ornilo Lundgren apresentaram o artigo: “Questionamento como estratégia para construção do conhecimento: Uma experiência didática no ensino de empreendedorismo no bacharelado em Administração.” Outros três artigos são frutos do Projeto de Extensão da FAGA: Luz, Câmera, Som e Administração, orientados pelos professores Gustavo Santos e Virginia Spinassé.

Apresentado pelo aluno do 6º período de Administração – Túlio Rodrigues Valença:

1) “A competitividade entre os colaboradores e sua influência no clima organizacional. Um estudo de caso com a equipe de vendas de duas empresas em Garanhuns-PE.” Autores: Virginia Spinassé de Melo; Gustavo de Lira Santos; Admilson Junio dos Santos Duarte; Túlio Rodrigues Valença; Vanessa Matias Ferreira.

2) “O ensino da criatividade e inovação no curso de Administração da FAGA, um olhar sobre a percepção dos discentes.” Autores: Gustavo de Lira Santos; Amanda Morais da Silva; Guilherme Henrique Santos Bezerra ; Jéssica Martins Gama; Túlio Rodrigues Valença.

Apresentado pelo professor Gustavo de Lira Santos:

3) “O Empreendedorismo do Século XXI e as Gerações X & Y: Uma proposta de intervenção em uma Instituição de Ensino Superior para fomentar a economia compartilhada junto a seu corpo discente.” Autores: Gustavo de Lira Santos; Alysson Douglas Lira da Silva; Guilherme Henrique Santos Bezerra; Jéssica Martins Gama; Ronaldo Teles de Melo. O professor Gustavo de Lira Santos, apresentou também o artigo: “O ensino da administração e o desafio de unir teoria e prática, uma análise organizacional da AESGA, alicerçados, apenas, nas disciplinas vivenciadas no 1º período.” Autores: Gustavo de Lira Santos e alunos.

Ainda foi selecionado como um dos três melhores artigos na categoria Gestão da Produção e Logística o trabalho feito em conjunto entre UFRPE e AESGA: “Processos Logísticos como diferencial competitivo: uma análise em uma empresa do setor de Agronegócios” de autoria da aluna Elâiny Rodrigues Marinho que não esteve presente no congresso, juntamente com alunos da UFRPE.

Na oportunidade também destacamos a participação da Professora Anna Cecília Sobral Bezerra como examinadora nas bancas e apresentação dos artigos. Os professores Alex Lopes e Gabriela Valença foram avaliadores de Artigos Científicos. “Estamos muito orgulhosos como o desempenho de todos no Congresso. É muito gratificante acompanhar o crescimento profissional de alunos e egressos já que também tivemos uma participação nessa conquista”, destacou emocionada a professora Gabriela Valença.