Alunos realizam recadastramento de mais de seis mil imóveis

A presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, Giane Lira, a coordenadora da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns – FACEG, Suianne Melo, a coordenadora do Projeto “De Portas abertas para o Futuro”, a engenheira Amanda Cesário, acompanhadas dos alunos de engenharia civil da FACEG estiveram na manhã desta quarta-feira, 15, no Gabinete do Palácio Celso Galvão, apresentando oficialmente ao prefeito Izaías Régis, a entrega resultado do recadastramento dos imóveis do Bairro Heliópolis, resultado da parceria firmada entre AESGA/FACEG e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Existem no bairro de Heliópolis 6.023 imóveis totalizando mais de 810 mil metros quadrados de área construída. A partir do trabalho realizado pelos alunos, houve um incremento superior a 17 mil metros quadrados que não constavam em cadastros anteriores. A totalização dos dados ocorreu após 242 dias de atividades e agora a equipe seguirá para o Bairro Boa Vista. 

O secretário de Planejamento e Gestão, Evilson Rêgo, afirma que Heliópolis foi o primeiro bairro escolhido para o recadastramento por ser o maior da Cidade. “Ter esses dados também nos dá a possibilidade de trabalhar mais assertivamente”, pontuou. A presidente da AESGA, Giane Lira, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho dos alunos, que “com esforço e dedicação” concluíram o trabalho.  

E para dar continuidade ao Projeto, estão sendo ofertadas mais 14 vagas para estagiários e o Edital de seleção já está disponível no site da Autarquia. Para estes, as inscrições seguem até amanhã, dia 17 de fevereiro. 

Os universitários realizarão, em toda a Cidade, a medição dos terrenos e comparação com dados já existentes na Prefeitura. No caso de, por algum motivo, o aluno não conseguir acesso aos locais é realizado um georreferenciamento que identifica a área exata. Ao final, os resultados serão utilizados para atualizar o sistema de dados dos imóveis do Município e corrigir valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), além de ajudar na implementação de melhorias na infraestrutura.  

De acordo com o prefeito Izaías Régis, este tipo de trabalho é primordial, embora muitas Cidades ainda não possuam. “Assim podemos ter informações oficiais de Garanhuns, que não para de crescer. A arrecadação que será originada através desse recadastramento retornando para a população em forma de melhorias na saúde, na educação, em pavimentação e outras intervenções. A Cidade está diferente e é por conta desse tipo de iniciativa, mas ainda precisa de muitas outras ações”, declarou. 

*Fonte: Secom Garanhuns  

* Foto: Cynira Brandão

Serviços: Mais informações poderão ser obtidas no site www.aesga.edu.br ou do telefone (87) 3761-1596/Ramal 241.